Campeonato Nacional Supertmatik de Língua Portuguesa

A Escola congratula-se com o resultado obtido neste campeonato, pela aluna Mariana Oliveira, do 8ºD que alcançou o Top 10 na categoria de 8ºano.
De salientar que participaram nesta categoria 3900 alunos a nível nacional, o que significa que o desempenho da nossa aluna foi excelente.
Parabéns Mariana

ProbleMATizando - XIX Concurso Distrital de Resolução de Problemas de Matemática

O aluno Gonçalo Rodrigues, nº 8, do 9º A, participou na fase final do XIX Concurso Distrital de Resolução de Problemas de Matemática - ProbleMATizando 2013/2014 - organizado pelo Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e pelo Núcleo Regional de Évora da Associação de Professores de Matemática, no qual obteve o 2º Lugar.
Desta forma, toda a comunidade educativa lhe deseja votos de um futuro brilhante e PARABÉNS pelo seu empenho e dedicação.

Concurso "Comer Junto"

Numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros e seus parceiros, Encarregados de Educação e alunos do nosso agrupamento participaram no Concurso “Comer junto”.
O concurso tinha como fim, confeccionar uma receita económica, saudável e que fosse ponto de encontro entre duas gerações.
Depois de várias eliminatórias, o aluno Tomás Gonçalves do 6ºE e seu pai venceram o concurso.
É com grande satisfação que o agrupamento publica a notícia, esperando a receita para apreciar melhor tal, iguaria.

Pequeno grande C

"Escreve com as tuas palavras, Ilustra com os teus desenhos, Faz da tua obra um livro!"´

 

Uma turma que frequenta o 5º ano na escola José Afonso aceitou o desafio e realizou um magnifico trabalho.

 

Questionário percurso escolar

bookO nosso Agrupamento pretende fazer a monotorização do percurso escolar dos alunos que terminaram o 9º ano na escola José Afonso. O questionário pode ser consultado aqui, ou aqui.

Os nossos atletas

No passado dia 31 de Março os atletas da SFRUA marcaram presença em mais um distrital de trampolins nas vertentes, sincronizado e individual.

As classificações foram as seguintes:

Sincronizado:

Infantis Femininos - Ana Soares / Beatriz Esteves - 13º lugar

Individual:

Infantis Femininos - Ana Soares - 22º lugar

Iniciados Masculinos - Tiago Mina - 12º lugar

Juvenis Femininos - Carina Mina - 6º Lugar

Os nossos parabéns a todos

Dia dos afetos

UMA COMUNIDADE SEM AFETOS NÃO CRESCE

Tendo como ponto de partida a meta do Projeto Educativo, do Agrupamento de Escolas José Afonso – Alhos Vedros, “Educar para a Cidadania, implicando os alunos no cumprimento de regras de saber ser e saber estar, dotando-os de competências sociais facilitadoras do relacionamento interpessoal”, este agrupamento celebrou, no dia 10 de fevereiro de 2102, o Dia dos Afetos, sob a coordenação da Professora Maria José Moutinho, responsável pela dinamização do PES no nosso agrupamento, em sintonia com o que aconteceu em algumas escolas do Barreiro.
Uma comunidade sem afetos não cresce. Todos nós precisamos de afetos para sentir que somos humanos. O simples bom dia com um sorriso em anexo pode mudar o início de um dia de trabalho ou diminuir uma qualquer tristeza latente. Desta forma, toda a comunidade escolar envolveu-se em atividades que pretenderam valorizar a fraternidade, a amizade e o respeito mútuos. Estas atividades incluíram a colocação de diversos painéis sobre o que são os afetos, um Mural dos Afetos, a redação de diversas mensagens de afeto para diversos elementos da comunidade, tendo especial ênfase aquelas que foram escritas de alunos para professores, provando que os discentes continuam a gostar e respeitar quem procura, nesta difícil tarefa, transmitir-lhes conhecimentos e competências para o seu futuro.
Alguns alunos puderam olhar mais para dentro de si e ainda aumentar a sua auto-estima fazendo o seu auto retrato em plasticina colocando nele o que mais gostam.
Foi um dia em que todos apreciaram mais os outros com quem convivem todos os dias e durante muitas horas. Aplicando alguma sabedoria do livro “ O Principezinho” de Antoine de Saint Exupéry, pode concluir-se que todos agradecemos porque nos cativámos mutuamente.

 

Dia da Internet segura

Nos dias 7 e 8 de Fevereiro, no âmbito das comemorações do dia Europeu da Internet Segura, o Curso de Educação e Formação – Operador de Informática, dinamizou cinco workshops sobre segurança nas redes sociais, aos alunos de 5º ano.

Aconteceu na nossa Escola…

No dia 16 de Janeiro, realizou-se um debate interno sobre o tema #Redes sociais: combate à descriminação – Parlamento dos Jovens” Este debate contou com a presença da Deputada Eurídice Pereira do PS, a comissão eleitoral e os delegados e subdelegados das turmas e as professoras Isabel Gonçalves e Maria da Luz Dourado.
- No dia 18 de Janeiro decorreram as eleições, registou-se uma elevada participação dos alunos (dos 567 alunos inscritos, votaram 511 alunos), tendo o processo eleitoral contado com a colaboração de vários elementos da comunidade educativa.


No dia 20 de Janeiro realizou-se a Sessão Escolar onde estiveram presentes todos os deputados eleitos, a professora responsável e a professora Carla Fernandes. Como reflexão aos resultados da sessão escolar, considero que os alunos intervenientes estão de parabéns, uma vez que foram capazes de argumentar na defesa das suas ideias, respeitaram as opiniões dos outros e aceitaram a tomada de decisão da maioria, digo mesmo que este exercício de cidadania foi extraordinário. Finalmente foram eleitos para representar a escola, na sessão regional, os alunos Catarina Antunes, do 9ºC; André Fernandes, do CEF 1ºA e Gonçalo Rodrigues do 7ºA

Os nossos atletas

No passado dia 4 de Fevereiro os atletas da SFRUA com a coordenação da Professora Sofia Valente, estiverem presentes no distrital de DMT, realizado no pavilhão do Vitória Futebol Clube, em Setúbal, com a participação de atletas que frequentam o nosso Agrupamento.

Os resultados foram os seguintes:

Infantis Femininos - Ana Soares - 15º lugar ( apurada para a qualificativa de acesso ao Nacional)
Iniciados Femininos - Marta Carvoeiro - 12º lugar ( apurada para a qualificativa de acesso ao Nacional)
Iniciados Masculinos  - Tiago Mina - 1º lugar ( campeão distrital -  apuramento directo ao Nacional)
Juvenis Femininos - Carina Mina - 12º lugar
Seniores Masculinos - Bruno Maia - 10º lugar

Os nossos parabéns a todos

Miró e Tarsila do Amaral vistos pelos alunos do J.I. da EB 1 J.I de Alhos Vedros nº2

Metas de Aprendizagem

Estatuto do aluno

Oferta Educativa na região