Associação de Pais - Historial

A Associação de Pais do Agrupamento Vertical foi formada a partir da já existente e funcional Associação de Pais da escola EB2,3 José Afonso em resultado do processo desenvolvido por uma Comissão Instaladora.

Na realidade nenhuma das 4 escolas básicas do primeiro ciclo que pertenciam ao Agrupamento (entretanto foi encerrada a EB1 nº2 das Arroteias) possuíam Associação de Pais pelo que a solução mais viável que se apresentava era a formação da Associação de Pais do Agrupamento, apesar da Lei referir que deverão existir Associações de Pais em cada escola do Agrupamento.

Os objectivos dessa Comissão Instaladora foram conseguidos com a eleição dos Corpos Diretivos e a aprovação dos Estatutos, em Assembleia Geral Ordinária de 21/01/2005.

Durante o primeiro triénio da sua existência o trabalho da Associação de Pais tem-se baseado fundamentalmente em participar nas Assembleias de Escola, Conselhos Disciplinares e outras actividades do Agrupamento, mostrando-se disponível sempre que solicitado pelo Conselho Executivo. Tem ainda ajudado na resolução de problemas pontuais apresentados por Encarregados de Educação.

O momento mais delicado durante estes anos terá ocorrido numa reunião de esclarecimento junto dos pais e encarregados de educação dos alunos da EB1 nº 2 das Arroteias que se realizou a 13/ 01/ 2006, sobre a decisão governamental de encerramento deste estabelecimento de ensino, em parceria com o Conselho Executivo e a Câmara Municipal da Moita.

A Associação de Pais debate-se desde a sua génese com uma adesão muito fraca por parte dos pais e encarregados de educação, à semelhança com o que já sucedia anteriormente com a Associação de Pais da escola sede.

Assim, os esforços dos poucos membros efectivos dos Corpos Directivos da Associação têm sido concentrados na sensibilização e mobilização de novos associados. Para o efeito, tem promovido reuniões gerais em cada escola do agrupamento, divulgado a sua existência através de comunicados distribuídos aos alunos sem grandes efeitos práticos, pois apenas existem cerca de 60 associados e nem todos efectuaram a actualização da sua inscrição.

A Associação de Pais do Agrupamento José Afonso tem assim subsistido com o empenho de um número reduzido de elementos e nem sempre o seu esforço tem sido reconhecido quer pelos parceiros da comunidade educativa, quer pelos próprios Encarregados de Educação.

Finalmente uma palavra de esperança no futuro que deriva da entrada nos corpos directivos deste ano lectivo de 2007/ 2008 de novos elementos que demonstram iniciativa e potencial de trabalho. Por isso, novas iniciativas de sensibilização dos pais e encarregados de educação do agrupamento serão realizadas, insistindo na abordagem directa em todas as escolas, com o estabelecimento de uma hora semanal para o atendimento aos pais/ encarregados de educação e recorrendo a novos meios tais como a criação de um espaço da Associação de Pais na webpage do Agrupamento.

Contactos

Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas José Afonso

Bairo das Morçoas

2860-00 Alhos Vedros

Email: associacaopais.joseafonso@gmail.com

Via CTT: para a morada da Escola (a Associação possui uma caixa de correio exclusiva)