Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação

 

Prova escolar

De forma a conseguir que as prestações sejam pagas desde o início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas, a partir deste ano, a Prova Escolar tem um novo prazo de entrega, até 31 de julho, sendo também obrigatória a sua realização, através da Segurança Social Direta, em www.seg-social.pt, para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social.

A Prova Escolar destina-se a:

Garantir a continuidade do Abono de Família
- Jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência) ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar;
- Jovens matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência).

Garantir a continuidade da Bolsa de Estudos a Jovens que no ano letivo de 2012/2013
- Estejam matriculados no 10º ou no 11º ano de escolaridade;
- Estejam no 1º ou no 2º escalão de Abono de Família;
- Tenham idade inferior a 18 anos no início do ano letivo.

Se a Prova Escolar não for efetuada durante o mês de julho os pagamentos serão suspensos a partir do mês de Setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de Dezembro.

Mais informações>>

Estatuto do Aluno e Ética Escolar

Estatuto do Aluno e Ética Escolar

 

Conselhos EPIS

 1º Conselho EPIS: Começar por fazer um balanço e planear o novo período!

  • Aproveite o início deste período para fazer com o seu filho um balanço do seu comportamento e resultados no 1º Período.
  • Mostre ao seu filho, que também no seu dia-a-dia, faz avaliação e é avaliado, espera determinados resultados, faz balanços e define metas.
  • Identifique com ele áreas a melhorar na escola e redefina regras que o auxiliem na obtenção de melhores resultados.
  • Acompanhe o plano de melhoria, mostre disponibilidade para ajudar, alterem o que for necessário, mas não permita que se desvie do compromisso / acordo.
  • Se os resultados do seu filho ficaram aquém das suas expectativas, nunca lhe diga que tem o ano perdido ou que já não vai conseguir ter positiva a uma determinada disciplina. Lembre-se que faltam dois períodos letivos. Com esforço e trabalho ainda tudo é possível.

2º Conselho EPIS: Promova a comunicação para que todos aprendam!

  • Estabeleça no seu dia-a-dia rotinas que promovam a comunicação entre si e os seus filhos (ex. na hora das refeições, antes de deitar ou quando os vai buscar à escola).
  • Identifique os fatores que o impedem de comunicar com os seus filhos (ex. chego tarde a casa; o meu filho está sempre fechado no quarto; no fim-de-semana cada um tem as suas atividades) e elimine os que forem possíveis.
  • Encontre tempo para estar a sós com o seu filho. Ouça o que ele tem para dizer. Mostre-se atento, interrompa o que está a fazer e olhe para ele. Quando ele está a falar, procure entender a sua perspetiva, compreender o que sente e colocar-se no seu papel.
  • Quando surgir uma divergência e o momento não for adequado para discutir (ex. ou porque estão demasiado nervosos, ou porque estão num local inadequado) adie a conversa e combine com o seu filho um momento mais adequado para o fazer.

3º Conselho EPIS: As rotinas escolares para mais aprendizagem!

  • Sempre que se justifique, redefina o horário semanal de acordo com as novas necessidades (ex. mais tempo de estudo para disciplina em que obteve um nível negativo).
  • Terminada a interrupção de Carnaval, construa com o seu filho um cronograma para o resto do período ou revisite o cronograma que estipularam para o 2º Período. Incentive-o a apontar nele todas as datas em que tem testes ou trabalhos para apresentar. Cole o cronograma na porta do frigorífico para que todos o possam consultar.
  • Lembre-se da importância de estabelecer rotinas e certifique-se que o horário definido é do conhecimento de todos os elementos da família.
  • Insista com o seu filho para que mantenha em dia os cadernos diários. Monitorize diariamente se necessário numa primeira fase e depois promova a sua autonomia. Encontre e discuta com ele as vantagens de ter os cadernos organizados no momento de preparação do teste.

4º Conselho: a escola é importante?

  • Vá transmitindo ao seu filho  no seu dia-a-dia o valor que atribui à aprendizagem e ao sucesso escolar (ex: falando com o seu filho sobre as suas aprendizagens, reforçando o seu filho quando o vê curioso ou interessado num determinado assunto ou quando tem boas notas)
  • Transmita-lhe a importância e o valor que atribui à escola. Pergunte-lhe sobre como correu o seu dia na escola ou fale-lhe da importância de algumas das suas experiências escolares para a sua vida.
  • Reforce sempre que possível a relação existente entre o sucesso escolar e a realização pessoal e profissional.

5º Conselho: Últimas avaliações do Período

  • Estamos a entrar na reta final do 2º Período. Nada está perdido!
  • Na maioria dos casos vão agora começar as segundas avaliações.
  • Incentive o seu filho a definir prioridades para esta fase.
  • Se necessário construa com ele um novo horário de estudo adaptado a estas últimas semanas.
  • Juntos analisem as disciplinas que requerem um esforço extra nesta fase final e incentive-o a empenhar-se.
  • Lembre-o que o esforço compensa.

 

Metas de Aprendizagem